domingo, 22 de agosto de 2010

O Folclore

O Folclore é um conjunto de manifestações coletivas da cultura popular, conservadas pela tradição oral. Considerando-se a criança, o Folclore é a melhor forma de verdadeiramente faze-la penetrar na alma do povo, pois se trata da diversidade cultural a qual as crianças estão inseridas.Trabalhamos então de forma diversificada essa data, através de maquetes , dramatizações, desenhos, produções, adivinhas, quadrinha, caça palavras entre outros para que os alunos expressem os seus conhecimentos e seus talentos.
Abaixo estão algumas fotos que mostra esse trabalho.



Fonte: arquivo pessoal

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Implicações das TIC's naEducação

Muitos especialistas afirmam que "os avanços das TICs poderão revolucionar a pedagogia do século XXI, da mesma forma que a inovação Gutemberg revolucionou a educação a partir do século XV"(HOLMBERG apud BELLONI,1999,P 55.).Entretanto,essas tecnologias não substituirão de imediato as atuais,provocarão mudanças profundas na forma como se constitui a dinâmica do ensino,"[...] tudo depende da pedagogia de base que inspira e orienta estas atividades:a inovação ocorre muito mais nas metodologias e estratégias de ensino do que no uso puro e simples de aparelhos eletronicos". As novas tecnologias podem enriquecer o ato pedagógico favorecendo uma efetiva interatividade entre os agentes do processo:alunos e professores.
Precisamos colocar o conhecimento a disposição do maior número possível de pessoas, possibilitando a criação de potencialidades comunicacionais; criando também uma atmosfera de investigação, colaboração e reflexão crítica permitindo uma aprendizagem continua, permanente e autônima.
Fonte:Portal da Educação

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Dia dos Pais

Foi uma data comemorativa trabalhada interdisciplinarmente dentro da sala de aula, através de várias atividades, o qual levou o aluno a se expressar sobre a importância do Pai em sua vida.
Foram desenvolvidas atividades de produção de texto, trabalhos manuais, musicas, versos, teatro, e atividades envolvendo questões do dia-a-dia dos pais dos alunos. Todos os alunos participaram ativamente de todas as atividades proposta pela professora tornando uma aula
muito produtiva. Como educadores não devemos nos prendermos em livros didáticos, mais sim buscar atividades e conteúdos diversificados pois não há ensino se não houver aprendizagem.

Fonte:arquivo pessoal

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Desfile em Água Boa

No dia 06/07 a Escola Apóstolo Paulo marcou sua presença no desfile Municipal.
Veja abaixo:

Fonte:arquivo pessoal