domingo, 19 de setembro de 2010

Datas Comemorativas

DIA DA ÁRVORE.
Que hoje é dia da árvore, quase ninguém lembra. O assunto é tratado nas escolas de ensino fundamental, assim como a nossa que se localiza no campo, tendo em seu entorno muitas árvores.Os professores trabalharam nesse dia de forma interdisciplinar através;produção de texto, desenhos, pesquisas, cálculos,educação ambiental entre outras em forma de mini projetos, tornando a aulas mais atrativas.

Fonte:Arquivo pessoal






sábado, 18 de setembro de 2010

"O Sabor de Saber"

Os professores da EM Apóstolo Paulo do Campo desenvolvem um projeto de leitura que tem como tema:"O SABOR DE SABER" que tem como objetivo despertar na criança o gosto pela leitura, além de estimular a imaginação e a criatividade dos educandos.
Considerando que não existe idade para despertar nas crianças o gosto pela leitura e que literatura tem um papel fundamental no resgate da fantasia, do lúdico, à medida que traz para o espaço pedagógico os elementos necessários para que os alunos possam vivenciar suas relações cotidianas, através dos vários personagens fantásticos e míticos, que povoam as histórias infantis e considerando a necessidade de se criar momentos de leitura com sabor e prazer para a educação infantil, é que nasceu essa iniciativa.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Pesquisa On Line

Os alunos do 4º e 5º ano desenvolveram uma pesquisa no Laboratório de Informática para descobrir os nutrientes dos Frutos do Cerrado como: cagaita e pequi para assim poder fazer a comparação entre as mesmas, com as frutas que compramos para assim substituir pelas frutas do nosso cerrado para preparar as receitas para o cardápio da escola, pois o nosso cerrado é muito rico, tendo assim: Cagaita, buriti, Cajuí, Jatobá, Mama-cadela, Baru, Araticum, Jenipapo,Murici, Piqui entre outras. Começamos assim fazer o estudo apenas das duas frutas já citadas acima e depois as outras.
Essa Pesquisa faz parte do Projeto A Valorização dos Frutos do Cerrado no Cardápio da E.M Apóstolo Paulo.

É muito gratificante ver o interesse e entusiasmo dos alunos no Projeto, e nas atividades proposta, principalmente nas aulas no laboratório pois ambos estão aprendendo juntos professor orientador e educando.





Fonte:arquivo pessoal

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Educação Alimentar

Dentro da nossa Educação Alimentar á momentos de alegria e descontração, pois a Escola é um local de várias diversidades culturais, onde os alunos vivenciam momentos de amizade pois todos são crianças e livres para expressarem suas emoções, através da dança, jogos, leitura, brincadeiras e outras, deixando de lado as diferenças, aprendendo com elas e ensinando suas culturas pois muitos vem de outros lugares.
Temos muito orgulho de fazer parte desta família Apóstolo Paulo.


Fonte:arquivo pessoal

Os Frutos Conquistado pela Escola!







A Escola Apóstolo Paulo participa de Eventos e apresenta trabalhos apartir da Formação de Educadores Socioambientais é um dos eixos de atuação da Campanha Ikatu Xingu o qual teve inicio o seu Desenvolvimento em 2004.

Apartir do Curso de Agentes Ambientais, a Escola Apóstolo Paulo, através da coordenação de Rosenildes Nogueira Paniago e Elma Gomes de Moraes e as professoras Patricia Bortulluzzo e Sidna de Jesus de Carvalho e demais profissionais da escola, vem desenvolvendo desde 2004 vários trabalhos ligado a preservação do Meio Ambiente como foco a ação do homem no Ambiente, Produção de Alimentos utilizando dos Frutos do Cerrado e o estudo dos seus Nutrientes, Recuperação de nascentes e Áreas degradadas em Sistema de Agrofloresta( quer dizer várias espécies em um único lugar), entre outros que tiveram grande destaque.
Além de de oportunizar aos educandos e professores melhorias nas Práticas Pedagógicas, essas pesquisas tiveram reconhecimento publicamente e premiações a Nível Municipal e Estadual.

 
Fonte:arquivo pessoal

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recuperação Paralela

Hoje a recuperação paralela é um dos mecanismo para atender as dificuldades de aprendizagem que cada aluno tem. Pois cada um tem ritmos de aprendizagem diferentes. A nossa Escola oferece a esses educandos proposta de estudo que segue um critério pedagógico de cada professor.
Assim como educadora orientadora estou trabalhando a recuperação paralela de forma que o aluno sinta prazer, dessa forma trabalho leitura de pequenos textos, interpretação,produção textual, cópia e outras atividades usando o computador como ferramenta,dentro e fora do laboratório de Informática, cada aluno individualmente, vai sanando as suas dificuldades de forma prazerosa através do computador.



Fonte: arquivo pessoal

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Práticas Agroecológicas

Por trabalharmos em um regime integral onde os alunos ficam 7 horas na escola, é preciso que busquemos várias formas e subsídios para tornar as aulas mais dinâmicas. Dentro do currículo escolar nós temos as práticas Agroecológicas, onde trabalhamos com projetos. Os professores desenvolvem seus projetos e dentro do projeto é trabalhado todas as disciplinas tornando as aulas interdisciplinares, dando mais significado , através de situações que fazem parte do cotidiano do educando. Assim desenvolvo um projeto chamado A Valorização dos Frutos do Cerrado no Cardápio da E M. do Campo Apóstolo Paulo tendo como objetivo construir um campo experimental em sistema de Agrofloresta para reconhecimento de como utilizar as frutas frutíferas do cerrado na merenda escolar , e também trabalhar nas diferentes áreas:(português, matemática , ciências, agroecologia, artes e outras explorando o nosso bioma). Dentro das aulas os alunos aprendem a preparar e cuidar dos canteiros, dentro das aulas tem-se uma parte teórica e uma parte prática onde participam ativamente como mostra os slides abaixo:






Fonte:arquivo pessoal