A Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 16 de junho a IV Mostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento teve a participação de escolas de todas as redes de ensino. A Escola do campo Apóstolo Paulo, se destacou com apresentação de cinco trabalhos. A nossa intenção enquanto educador é estimular no aluno o gosto pela pesquisa para que possa ser um agente de transformação apartir de sua realidade. Assim mostro abaixo os trabalhos aprensentados na Mostra.
Os alunos da 6ª série escolheram investigar " As Condições Higiênicas e Sanitárias da Água de consumo Humano Ofertada á comunidade de Serrinha". Onde fizeram descobertas de interesse para o processo de ensino e para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população.Numa visão de reaproveitar as sucatas em beneficio da construção de brinquedos pedagógicos de forma alegre e discontraída as crianças do maternal e creche desenvolveram o projeto " Vamos Cuidar da Nossa Escola: reaproveitando, brincando e aprendendo".
As turmas do pré II e 1º ano desenvolveram a pesquisa: " Os Benefícios do mamão." Com essa pesquisa observou-se uma melhoria considerável na aprendizagem desses alunos.
O próximo trabalho foi desenvolvido com os alunos do 4º e 5° ano, como a escola é do campo e trabalha em período integral os alunos resolveram construir um Campo Experimental em Sistema Agroflorestal. Tendo como objetivo melhorar a merenda escolar, a melhoria das práticas pedagógicas e a inserção gradativa de cardápio com os frutos originados do cerrado na merenda Escolar. A pesquisa já vem sendo desenvolvida desde 2008, com diversas ações desenvolvidas de relevância para os alunos e para a comunidade. O Projeto teve destaque na Amostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, conquistando o primeiro lugar na categoria de Ensino Fundamental, com o Tema " Pedagogia na Agrofloresta".
Outro trabalho que teve destaque, foi realizado pela turma da EJA (Educação para Jovens e A dultos). Que desde 2009 vem realizando projetos, seminários, entre outras atividades de grande relevância social. Partindo da Problemática que faltavam ações específicas á Melhor Idade com atividades sócio educativas, cultural e entretenimentos, que pudessem contribuir com a valorização pessoal, auto- estima e inclusão social para essa clientela, resolveram desenvolver o projeto " Valorizando a Melhor Idade: a arte de envelhecer sorrindo".
Durante a Amostra o trabalho alcançou grande destaque, além de diversas visitas dos participantes do evento, também conquistou classificação que oportunizou a apresentação do mesmo em nível regional em setembro de 2010.
A Escola também conquistou um espaço para apresentar trabalho referente "A Pesquisa como possibilidade de articulação entre a Matemática e o Sistema de Agrofloresta na Escola do Campo", no Encontro Nacional de Educação em Matemática em Salvador-BA, no dia 07 á 09 de junho. Na concorrência de uma vaga entre aproximadamente dois mil trabalhos inscritos, a Escola Apóstolo Paulo conseguiu uma vaga.
Fonte: arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário